Lins - (21) 3296-3550



Caxias - (21) 2675-6200



Ensino Técnico de Qualidade!

Desde 1932

Menu

Canal do aluno

História e Tradição

A Escola Técnica Rezende-Rammel foi fundada em 1932 por iniciativa particular, vinculada ao Ministério da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia do Governo de Getúlio Vargas. Com o tempo a nova Escola foi absorvida pelo Governo que, após breve reestruturação, transferiu-a para o empresário da Educação Hans Rammel e a pedagoga Luiza de Rezende.

Quando o Professor Renato Cabral assumiu a administração da ETRR, em 1945, juntamente com outros educadores também de grande competência, ainda não se vislumbrava o potencial da Escola e seu elevado grau de excelência. Os tempos mudaram como também mudaram a política, os governantes, os administradores e a sociedade. Durante a década de 1950, novas metas foram estabelecidas para a Escola. Depois de uma profunda reestruturação, o Professor Renato Cabral e sua esposa, professora Célia Cabral, assumiram, não só a Direção, mas também a titularidade definitiva da ETRR, em 1961. A partir de então, com muita disposição, consciência, dedicação e determinação, mantiveram o alto padrão educacional, formando técnicos muito bem capacitados e aptos para qualquer atividade e exigência do mercado de trabalho tecnológico. A tradição familiar até hoje, já na terceira geração, se faz presente no processo educacional sempre atualizado e, por que não, caminhando e crescendo com a tecnologia.

Sobre as Unidades

Hoje, totalmente instalada em prédio próprio de quatro andares e dois anexos, à Rua Lins de Vasconcelos, 542, a ETRR, com aproximadamente 1300 alunos, proporciona ensino de ótima qualidade, com aulas ministradas em amplas e confortáveis salas e laboratórios com equipamentos de última geração. Toda esta moderna estrutura possibilita e favorece a integração Aluno-Escola.

Em 2009, a terceira geração da família Cabral - ETRR dá continuidade a sua visão empreendedora no campo educacional e busca novas oportunidades dentro e fora do Município do Rio de Janeiro. Na busca incansável pelo sucesso profissional e a possibilidade de expandir a ETRR como todo seu know-how na formação de técnicos, a equipe diretora escolhe o município de Duque de Caxias para efetivar sua nova empreitada. A ETRR - Unidade de Duque de Caxias está situada à Av. Presidente Vargas, 120 com uma infraestrutura espetacular e equipamentos de ponta, que estão disponíveis para visitação.

Sua estratégia inicial, em Duque de Caxias, foi implantar a Escola Técnica no segmento de pós-médio, onde obtiveram um sucesso descomunal. Aproveitando esta demanda e as oportunidades que o mercado promove aos técnicos, em 2015, iniciamos a nossa primeira turma de Ensino médio concomitante com Ensino técnico.

Tradicionalmente a ETRR – Unidades: Lins e Duque de Caxias promovem eventos, como a Mostra Cultural, Mostra Estudantil Tecnológica, e atividades extracurriculares, como festas juninas, concursos de poesias e a cerimônia anual de formatura, além de participar de feiras tecnológicas nacionais e internacionais. Estas atividades desenvolvem um senso crítico político e social, potenciais na formação do técnico que irá para o mercado de trabalho.