Lins - (21) 3296-3550



Caxias - (21) 2675-6200



Ensino Técnico de Qualidade!

Desde 1932

Menu

Espaço do aluno

Esclareça suas dúvidas

1) Qual o horário dos cursos oferecidos?

Os cursos do Ensino Médio concomitante com o Ensino Técnico são ministrados no período da manhã, com possibilidade de ser também à tarde, desde que haja um número mínimo de alunos interessados.
Horário – de segunda à sexta-feira, de 7h às 13h10min. Os cursos do Ensino Técnico (para quem comprove a conclusão ou esteja por concluir o Ensino Médio) são ministrados no período noturno. Horário – de segunda à sexta-feira, de 18h00 às 22h20min ou aos sábados, de 8h às 17h.

2) Qual o tempo de duração do curso do Ensino Médio Técnico?

O Ensino Médio Técnico tem a duração de 3 anos. Há obrigatoriedade de estágio de 600 horas, a partir do segundo semestre da terceira série.

3) Qual a duração do curso de Ensino Técnico?

O curso do Ensino Técnico tem a duração de um ano letivo (12 meses), se a opção for por realizá-lo de segunda à sexta-feira; e o de um ano e meio (18 meses) se a opção for pelo curso aos sábados.
O Estágio para todos os cursos é facultativo. Obrigatoriedade de TCC - Trabalho de Conclusão de Curso.

4) A Escola Técnica Rezende-Rammel existe em outras localidades?

Sim, além da ETRR no Lins de Vasconcelos possuimos uma unidade conveniada em Duque de Caxias - Rua Presidente Vargas, 120 - Telefone (21) 2675-6200.

5) Quais os documentos necessários para efetuar a matricula?

Para o Ensino Médio concomitante com o Técnico:
02 cópias do histórico escolar do Ensino Fundamental (1º grau);
02 cópias da certidão de nascimento;
03 fotos 3x4;
01 cópia do comprovante de residência do responsável;
01 cópia do CPF do responsável e do aluno;
01 cópia da carteira de identidade do responsável e do aluno.
OBS: a documentação deverá estar completa ao final do curso para a requisição dos documentos expedidos pela Escola.

Para o Educação Profissional Técnica Subsequente (Pós-Médio):
01 declaração de escolaridade do Ensino Médio (caso ainda esteja cursando);
02 cópias do certificado de conclusão do Ensino Médio;
02 cópias do histórico escolar do Ensino Médio;
01 cópia do diário oficial.

6) Posso fazer a matrícula sem ter ainda todos os documentos exigidos?

Sim, mas no ato da matrícula é obrigatório a entrega das cópias de certidão de nascimento, comprovante de escolaridade, identidade, cpf e comprovante de residência do aluno ou responsável.
O restante da documentação poderá ser entregue no prazo máximo de 30 dias.

7) A ETRR indica estágio aos alunos?

Sim, porém, sem a obrigatoriedade de encaminhá-los. A ETRR está no mercado desde 1932 e, por isso, já bastante conhecida no meio empresarial e com sua excelência profissional reconhecida. Além disso, a Escola mantém convênio com as maiores empresas do país, das quais recebe solicitação diária de estagiários. Os pedidos são afixados em mural no pátio da escola para que todos os alunos possam tomar conhecimento.

8) A Escola Técnica Rezende-Rammel é reconhecida pelo Ministério da Educação?

Sim. A ETRR tem registros no Ministério da Educação, como também na Secretaria Estadual de Educação, Conselho Estadual de Educação e Conselhos Regionais.

9) Os cursos da ETRR dão direito ao Registro no C.R.E.A. / C.R.Q.?

Sim, todos os nossos cursos são registrados nos órgãos compententes.

10) O estágio é obrigatório?

O estágio é facultativo, mas é necessário que o aluno do Ensino Médio entregue um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), e o aluno do Pós-Médio deverá entregar um TCP (Trabalho de Conclusão de Período).

11) Como o aluno pode conseguir estágio?

Não existe obrigatoriedade por parte da Escola em prover estágio ao aluno. No entanto, sendo a ETRR uma instituição de tradição e qualidade, recebe solicitações de estagiários para diversas áreas. Além disso, a Escola mantém convênio com diversas empresas de grande porte e também com Centrais de Estágios, como o CIEE, Fundação MUDES e GELRE, entre outros, que com freqüência fazem pedidos de estagiários. Nada impede que o aluno consiga estágio por conta própria.

12) Posso fazer o Ensino Técnico sem ter concluído o Ensino Médio?

Pode. No entanto o aluno só terá direito a retirar seu diploma quando entregar o Certificado de Conclusão e o Histórico Escolar do Ensino Médio e com toda a documentação em dia.

13) Como é o sistema de avaliação dos cursos do Ensino Médio Técnico?

As avaliações do 1º ao 3º bimestres serão realizadas em duas etapas, sendo elas: Avaliação I – A avaliação será uma prova marcada pela instituição, obtendo o valor máximo de 8,0 (oito) pontos; Avaliação II - A avaliação será composta de trabalhos e/ou testes, totalizando 2,0 (dois) pontos.

A prova de 4º bimestre será uma única avaliação valendo 10,0 (dez) pontos.

Para obter a média final do aluno, as notas dos quatro bimestres devem ser somadas à nota obtida na mostra correspondente à disciplina, Cultural ou Técnica, e este total deve ser dividido por cinco.

A média mínima para a aprovação em cada disciplina é 6,0 (cinco).

O aluno deverá obter, ao final do 4º bimestre, 30 (trinta) pontos, de modo que o cálculo seja feito considerando peso 1 (um) para todos os bimestres.

14) Como é o sistema de avaliação dos cursos de Ensino Técnico?

Os cursos somente técnicos são divididos em períodos e, portanto, o sistema de avaliação é diferente. O aluno matriculado no curso realizado durante a semana passará por 2 (duas) avaliações, sendo a primeira com peso 1 (um) e a segunda com peso 2 (dois). Existe, igualmente, a recuperação paralela em que a segunda nota, se for maior, corrige a primeira. Isto não acarretará qualquer custo para o aluno. Caso não obtenha média para a promoção, o aluno será submetido a uma avaliação final.

15) Como posso ficar sabendo das normas da Escola?

Ao fazer sua matrícula, o aluno recebe uma Minuta do Regimento Interno e, no início das aulas, todos recebem uma circular, mais detalhada, das normas de funcionanento interno.

16) A ETRR fornece uma lista do material didático?

Em relação ao Ensino Médio Técnico, há um apostila geral das disciplinas comuns semestral, que é vendida na Escola. Quanto às disciplinas específicas de cada curso, logo na primeira semana de aulas, os professores responsáveis por elas informam e explicam o que será preciso adquirir para trabalhar durante o ano.

17) Como é o material didático do Ensino Técnico?

Para os cursos do Ensino Técnico, tanto o semanal quanto o somente aos sábados, os professores usam métodos próprios para transmitir conteúdo. As aulas podem tanto ser expositivas com o conteúdo passado da forma ideal para o professor, como pode ser através do fornecimento ou indicação de material para tirar cópias. De qualquer forma, o conteúdo é transmitido em sala de aula e nos laboratórios.

18) A ETRR possui uniforme escolar?

Para o Ensino Médio Técnico tem sim. - Calça ou bermuda azul escuro, podendo ser jeans; - Tênis branco, preto ou azul; - Camisa da Escola, padronizada, que é vendida na secretaria a partir do ato de matrícula; - Jaleco obrigatório para todas as aulas práticas nos laboratórios, exceto no de Informática. Será azul marinho para os alunos de Eletrônica, Mecatrônica e Informática, e branco para os alunos de Química. Os alunos de Gestão Empresarial não precisarão adquirir jaleco. Os alunos dos cursos somente técnicos também estão dispensados da aquisição. Os jalecos também serão vendidos na secretaria da Escola.

19) O aluno tem direito à carteirinha de estudante?

Sim. Todo aluno da ETRR receberá no início de cada ano letivo o seu crachá de identificação, que deverá ser apresentado todos os dias no horário de entrada e mantido preso ao uniforme durante toda a sua permanência na Escola. Também deverá apresentá-lo ao responsável pela portaria no horário de saída.

20) A Escola dá algum desconto nas mensalidades?

Sim. A Escola concede vários tipos de descontos que podem chegar a 100%. Todo funcionário de empresa ou escola conveniada, terá direito a 20% de desconto nas mensalidades durante todo o curso e 15% de desconto para seu dependente direto. Os alunos, aprovados ou não em concursos do CEFET, CEFETEQ e FAETEC, também terão desconto de 20%. Já aqueles que participarem do concurso do Bolsão da Escola, anualmente realizado em dezembro, poderá conquistar de 10 a 100% de desconto.

21) Quais as tarefas do técnico em Mecatrônica atuando com Automação Industrial?

O especialista em Automação Industrial é o técnico responsável pelo desenvolvimento e implantação de projetos de automação nas indústrias, isto é, torna o mecanismo da indústria altamente automático, com a manipulação de robôs industriais. Os robôs substituem os operários e agilizam a produção.

22) O que é a atividade de Instrumentação?

Cabe ao técnico especializado em Instrumentação o trabalho de aferimento, manutenção e operação de todos os instrumentos de medida de uma indústria, ou seja, se responsabiliza pelo funcionamento dos instrumentos utilizados numa indústria para a fabricação dos seus produtos.

23) O que é Metrologia e com que trabalha profissional?

A Metrologia é a ciência que se ocupa com o estudo e o desenvolvimento das atividades de mensuração, isto é com os pesos e as medidas. Compete ao profissional a aferição dos pesos dos produtos, suas medidas e dimensões. Para atuar nesta área, é preciso ter a formação técnica em Mecatrônica.

24) O que faz o técnico especialista em Robótica?

A Robótica é uma das especializações do técnico em Mecatrônica e sua função é estudar e desenvolver mecanismos que possam substituir o ser humano em tarefas insalubres, perigosas e repetitivas. Quer dizer, é o técnico que cria os robôs e todo o seu mecanismo.

25) Qual é a forma de pagamento das mensalidades?

O pagamento das mensalidades é efetuado num setor próprio, a Tesouraria, que funciona nas dependências da Escola. Ao fazer sua matrícula, o aluno recebe um carnê constando o número de parcelas que contratou, normalmente 12 mensalidades, data de vencimento e outras informações. O pagamento deverá ser feito, preferencialmentee, em cheque nominal.

26) A Escola aceita pagamento através de cartão?

Sim. Dependendo da unidade, trabalhamos com o pagamento em boleto bancário e/ou cartão de débito.

27) Tem limite de idade para fazer matrícula na ETRR?

A Escola não limita idade para a matrícula. O aluno maior de 18 anos poderá fazer a sua matrícula e responsabilizar-se pelas informações. Já um aluno menor, só poderá ser matriculado por um responsável pela assinatura, independentemente do grau de parentesco. Valerão as informações prestadas na ficha de matrícula e no contrato.

28) A Escola aceita matrícula por transferência?

É uma situação que precisa ser averiguada pela Diretoria e Coordenação Pedagógica. Se a transferência for de outra escola técnica, será feita uma avaliação e equivalência de histórico e programa de curso.

29) É possível fazer matrícula no Ensino Médio Técnico com alguma dependência da 8ª série?

Não. Não existe sistema de dependência do Ensino Fundamental. Porém, o aluno será submetido a uma reclassificação. O processo de reclassificação consiste na aplicação de avaliação de todas as disciplinas do Ensino Fundamental e, obtendo grau acima de 5,0 (cinco) em cada disciplina, o aluno estará apto a matricular-se no Ensino Médio Técnico.

30) Posso fazer curso do Ensino Técnico sem ter o Ensino Médio?

Pode, desde que esteja cursando em outra escola e comprove o vínculo e apresente a documentação mínima exigida. Caso contrário, só poderá requerer o diploma de técnico, quando comprovar a conclusão do Ensino Médio.

31) A ETRR aceita histórico e certificado do Ensino Médio conquistados através de Exame Supletivo?

Sim. Os documentos deverão estar assinados pelo diretor e pelo secretário da escola onde foi feito o exame, com os respectivos números de registro e carimbos.

32) Quero fazer minha matrícula na ETRR, mas não tenho os documentos escolares porque a escola em que estudei fechou. Como devo proceder?

Você deverá procurar a Secretaria Estadual de Educação onde certamente terão como lhe fornecer os documentos ou encaminhá-lo ao setor competente.