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Sobre o Curso de Segurança do Trabalho

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Modalidades de Ensino

  • Ensino Médio e Técnico - 3 anos (manhã/tarde)

  • Ensino Técnico - 12 meses (noite)

  • Ensino Técnico - 18 meses (tarde/noite/sábado)

Documentação Necessária

  • Certidão de Nascimento (cópia)
  • Comprovante de Escolaridade (cópia)
  • Identidade e CPF (cópia)
  • Comprovante de Residência (cópia)

Disciplinas Específicas

  • Desenho Técnico à Segurança do Trabalho
  • Ergonomia
  • Estatística
  • Higiene do Trabalho
  • Legislação aplicada a Segurança do Trabalho
  • Medicina do Trabalho
  • Prática Profissional
  • Princípio de Tecnologia Industrial
  • Proteção Ambiental
  • Psicologia do Trabalho
  • Sistema de Segurança do Trabalho
  • Tecnologia e Processos Industriais
  • Tecnologia, Prevenção e Combate à Incêndio e Suporte Emergencial a Vida

O Técnico em Segurança do Trabalho tem como sua principal função eliminar ou minimizar os riscos de acidentes no ambiente de trabalho. Ele será capaz de desempenhar sua função na gestão de todos os processos em que estejam envolvidos as condições de segurança, saúde e meio ambiente do trabalho. A mudança de comportamento para tornar o ambiente seguro, condução de processos relacionados com a preservação do meio ambiente, consultoria na formação de conceitos de saúde ocupacional, elaboração de novos procedimentos e instruções de trabalho, realização de auditorias e planejamento para implantação de planos de ações, bem como no seu acompanhamento e controle.

Perfil profissional de Segurança do Trabalho

É um profissional de visão generalista e técnico prevencionista, promovendo alterações às aplicações tecnológicas, promovendo segurança no ambiente de trabalho e na qualidade de vida dos trabalhadores. Também se destaca na condução do processo de auditoria alinhado aos objetivos corporativos na Gestão Integrada de Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional. Complementa o perfil uma conduta estratégica para a redução dos índices de acidentes no trabalho, na melhoria das condições de segurança dos locais onde são desenvolvidas atividades laborativas.

Competências Específicas

  • Desempenhar sua função na gestão de todos os processos em que estejam envolvidas as condições de Segurança, Saúde e Meio Ambiente no Ambiente do Trabalho. Proporcionar uma mudança de comportamento para tornar o ambiente seguro, conduzir processos relacionados com a preservação da vida, de recursos não renováveis e do meio ambiente. Terá capacidade em operar instrumentos de avaliação ambiental. Assessorar na formação de conceitos de saúde ocupacional, elaborar novos procedimentos e instruções de trabalho. Realizar auditorias e planejar a implantação de planos de ações, bem como acompanhar e controlar o desempenho de todo o processo.